Mestre de Cerimônias

Em grande parte dos eventos se faz necessário o mestre de cerimônias.

Profissional esse que precisa estar qualificado, para conseguir conduzir o evento.

A oratória é a principal habilidade que o mestre de cerimônias precisa ter.

A voz precisa ter uma boa entonação e perfeita dicção; pronunciar bem as palavras, fazer bom uso das pausas e adequar o volume da voz.

Precisa dominar o conteúdo que será apresentado, prender a plateia e ter contato visual, não ficar preso ao texto.

O profissional precisa estar trajado socialmente, sem chamar a atenção, precisa saber se portar, estar presente em todo o evento e mesmo assim, ter uma aparição neutra. Ter cuidado em ser natural, mostrar entusiasmo na medida e cuidar da expressão facial, de forma a parecer amistoso.

A apresentação               precisa ter movimentação corporal com movimentos leves, não apresentar nervosismo, ter contato com a tribuna e domínio do microfone, cuidando pra este não estar muito próximo ou muito longe. Microfone muito próximo produz ruídos e muito longe pode atrapalhar na captação.

Outro cuidado importante que o mestre de cerimônias precisa ter é com a formatação do script, esse precisa estar num formato adequado: tamanho da fonte, marcação, paginação, pausas...

 

Mas, falar em público é importante pra qualquer pessoa! Falar em público desenvolve a autoconfiança, firmeza, coragem e atitude, importante pra qualquer profissão e até mesmo relacionamentos.

Muitas pessoas têm medo de falar em público e este número é maior entre adultos. O nervosismo é útil! Se for dentro de limites, fará a pessoa pensar mais rápido e falar com mais fluência! Dominar o medo de falar em público acontece quando aumentamos a bagagem com experiências positivas. Quanto mais falar em público, mais rápido irá reduzir o nervosismo até o ponto que esse será uma ajuda e não embaraço.

Fotos