CLEBER AUGUSTO

Cleber Augusto é um dos fundadores do movimento CACIQUE DE RAMOS e ex integrante do GRUPO FUNDO DE QUINTAL.

Nascido no Rio de Janeiro criado em Ramos, Cleber Augusto iniciou sua carreira como músico violonista na década de 70. Influenciado já na sua adolescência por grandes músicos e artistas como: Manuel da Conceição, Baden Powel, João Bosco entre outros. Atraído então por ritmos genuinamente brasileiros, Bossa Nova, MPB, Chorinho e Samba, esses ritmos o levaram para os palcos da vida, onde teve oportunidade de montar uma banda com amigos do bairro e participar de festivais, quando numa destas participações, foi convidado a ser músico de uma dupla da Jovem-guarda (Lene e Lilian). Ao encerrar seu trabalho com a dupla resolveu cursar Faculdade de Arquitetura, deixando a Música em segundo plano. Se formou mais não resistiu, pois a arte musical realmente o seduzia. E no começo dos anos 80 ele volta com força e determinação definitivamente para o mundo do samba. Cleber Augusto se lança como compositor no Berço de Bambas do Cacique De Ramos por onde passaram e se consagraram vários autores e artista do nosso verdadeiro samba.

Como integrante do grupo carioca Fundo de Quintal, participou de gravações de discos e apresentações em inúmeros shows.

No ano de 1983, Fundo de Quintal interpretou de sua autoria "Guadalupe e Sulacap", em parceria com Nei Lopes. No ano seguinte, o grupo incluiu no disco "Seja sambista também", outra composição de sua autoria: "Minhas andanças" (c/ Jorge Aragão).

Em 1985, no disco "Divina luz", Fundo de Quintal interpretou suas composições "Ópio" (c/ Bandeira Brasil) e "Divina luz", em parceria com Mauro Diniz e Sereno.

Em 1987, o grupo lançou o disco "Do fundo do nosso quintal", pela gravadora RGE, no qual gravou "Pra não te magoar", em parceria com Franco e Jorge Aragão. Dois anos depois, interpretou "Ciranda do povo", em parceria com Aldir Blanc.

Dos discos mais importantes do Fundo de Quintal, destacam-se "Palco iluminado", lançado pela gravadora RGE em 1995. Neste disco, além de outras composições de sua autoria, consta a faixa-título "Palco iluminado", em parceria com Djalma Falcão. Dois anos depois, o grupo lançou o CD "Livre pra sonhar", pela gravadora RGE, sendo a faixa-título de sua autoria em parceria com Ronaldinho e Mário Sérgio.

Em 2000, seu parceiro Nei Lopes lançou pela gravadora Velas o disco "De letra & música". Neste CD, incluiu "Ganzá do seu leitão", parceria de ambos interpretada pelo grupo MPB-4. Neste mesmo ano, ainda fazendo parte do grupo Fundo de Quintal, lançou o disco "Simplicidade - ao vivo". Neste disco, pela gravadora BMG, o grupo comemorou 20 anos de carreira e foram incluídas várias composições de sua autoria. Neste mesmo ano, a gravadora RGE relançou em CD todos os LPs editados anteriormente. Ainda neste ano, fazendo parte do grupo, participou do CD "Os melhores do ano II", pela Indie Records, no qual o grupo interpretou "Rosalina" (Serginho Meriti e Luizinho) e "Romance dos astros" (Luiz Carlos da Vila, Cléber Augusto e Jorge Carioca), esta última ao lado de Beth Carvalho.

Em 2001, pela gravadora BMG e com produção de Rildo Hora, o grupo lançou o disco "Papo de Samba". Neste CD, o 21º da carreira, foram incluídas músicas de participantes do grupo.

Em 2002, o grupo lançou o CD "Fundo de Quintal - Cacique de Ramos". Gravado ao vivo na quadra do Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos, o CD, produzido por Rildo Hora, contou com várias participações especiais: Almir Guineto, Sombrinha, Arlindo Cruz e Jorge Aragão (ex-integrantes), Zeca Pagodinho e Beth Carvalho.

O compositor e violinista “CLEBER AUGUSTO”, a nossa “VOZ CALADA DO SAMBA”, com sua sagacidade, inteligência compôs inúmeros sucessos que hoje são cantados por ícones da música brasileira.

O legado de Cleber Augusto é composto de composições, como: 

- A Amizade;

- Falso Herói;

- Fera no Cio;

- Minhas Andanças;

- Timidez;

- Quantas Canções;

- Deixe Estar;

- Nem lá, nem cá;

- Lucidez;

- Atalho

 

CLEBER AUGUSTO, traz hoje na ponta de seus dedos a voz que seu coração canta, sua voz foi calada mas sua alma ecoa...

"Ausência notada no Fundo de Quintal e jamais esquecida!" Bira Presidente

Assista o documentário: A Voz Calada do Samba por Lucas Inácio: https://www.youtube.com/watch?v=k-xgcwdaA6A

Contatos para shows: Carien Bastos 021 96927-4178

                                   Ada Hoffmann 048 9148-5058

Fotos